segunda-feira, 4 de maio de 2009

Instalando e configurando o NTFS-3G

Introdução

Se você usa Windows e Linux em dual boot, provavelmente já sentiu falta de uma coisa: acesso em modo leitura e escrita em partições NTFS do Windows.

A um tempo atrás foi anunciado o projeto ntfs-3g, que acabava de vez com o problema de acesso as partições NTFS, que era muito deficiente no Linux. O projeto ainda estava em fase beta, por isso sempre se ouvia falar por aí que o driver ntfs dava problema, corrompia partições e etc... Mas seus problemas acabaram! Saiu a versão 1.0 final do driver, que está muito mais estável. Vamos à instalação.

Instalação

Instalei e testei o driver no SuSE Linux 10.1, mas os passos aqui descritos funcionam em qualquer distro. E inclusive o driver foi portado para outros Sistemas Operacionais (Free-BSD, Mac-OS).

Primeiro é necessário baixar o fuse 2.6 ou superior. De Acordo com o que consta no site do ntfs-3g, ele é necessário para aproveitar todo o desempenho do driver ntfs. No meu caso eu vou instalar ele do fonte, mas você pode baixar em forma de pacote rpm ou deb, dependendo da sua distro. Baixe ele aqui:
Instalei a versão 2.6.3, mas pode ser que quando você estiver lendo este artigo já exista uma mais nova. Para instalar um programa do fonte é usado o mesmo método de um programa normal, mas tive que usar o parâmetro "--enable-kernel-module", que usa os fonte do kernel e os compiladores para gerar o módulo necessário para o funcionamento do Fuse, portanto é necessário os fontes e os compiladores instalados.

$ tar -xvf fuse-2.6.3.tar.gz
$ cd fuse-2.6.3
$ ./configure --enable-kernel-module
$ make
$ su
# make install


Depois de instalado, vamos para instalação do ntfs-3g.

Faça o download do fonte no site www.ntfs-3g.org. Apesar do arquivo do fonte estar com a extensão .tgz, ele não é do Slackware. É fonte mesmo.

O processo de instalação do ntfs-3g é o mesmo que o do fuse:

$ tar -xvf ntfs-3g-1.0.tgz
$ cd ntfs-3g-1.0
$ ./configure
$ make
$ su
# make install


Se tudo correu bem, vá para a próxima parte do artigo.

Montando as partições em modo leitura e escrita

Primeiro devemos carregar o módulo do fuse usando o comando:

# modprobe fuse

Podemos também adicionar o comando no /etc/rc.local” para ele ser executado todo o boot. Mas para quem usa o SuSE o comando deve ser inserido no /etc/init.d/boot.local (ou você pode inserir no modules.conf da sua distro).

E para montar uma partição NTFS em modo leitura e escrita você deve usar o comando:

# mount -t ntfs-3g /dev/hda1 /mnt/windows

Onde:
  • "mount" é o comando que monta;
  • "-t ntfs-3g" especifica o tipo de sistema de arquivos;
  • "/dev/hda1" é a minha partição NTFS que quero montar e;
  • "/mnt/windows" é o ponto de montagem da partição, que pode ser qualquer pasta.

Ou ainda:

# mount -t ntfs-3g /dev/hda1 /mnt/windows -o locale=pt_BR.utf8

Isso resolve o problema de acentuação nas partições do Windows em português do Brasil.

Você pode também adicionar essa linha no seu /etc/fstab:

/dev/hda1 /mnt/windows ntfs-3g defaults,auto,locale=pt_BR.utf8 0 0

Isso fará com que a partição seja montada como leitura e escrita no boot.

Testes e considerações

Depois da instalação, fiz vários testes para assegurar que o driver estava funcionando perfeitamente. Copiei vários arquivos pequenos para dentro da partição, enchi a partição de arquivos, movi arquivos, apaguei arquivos copiados pelo Windows e todos os testes não geraram nenhum problema na partição. Portanto, aprovado!

Um fato que deve ter um pouco de atenção é que quando você desliga o Windows de maneira incorreta, o ntfs-3g não monta a partição por que ela está marcada como "suja", devendo ir até o Windows para o sistema ser marcado como "limpo" novamente.

Espero que gostem do meu primeiro artigo!
Abraços.

Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=6265

Nenhum comentário:

Postar um comentário