Eu sempre achei muito ruim ter que instalar um programa pra fazer um pendrive de instalação do fedora, um pra fazer do mandriva, e outro pra não sei o que. E muitas vezes ter que usar o windows para poder fazer um pendrive de instalação por conta de um programa que já tinha lá.
E convenhamos que CD além de estar ultrapassado, ainda demora muita mais que um pendrive.
Então a dica de hoje é sobre usar um único comando para para criar USB bootáveis, para podermos instalar qualquer distribuição via USB. O comando dd.
O comando dd é um comando muito poderoso, que serve para muitas coisas, como por exemplo clonar nosso hd. =O
Mas por hoje vamos ater a somente explicar como criar um USB bootável. Em uma outra oportunidade eu postarei mais sobre esse comando.
O comando é basicamente esse:
Onde distro_XXX.iso é a imagem ISO da distro que vc quer gravar e /dev/sdX é o dispositivo (seu pendrive). Atenção: cuidado em informar a unidade do seu pendrive para não haver problemas.
Obs.: Utilize somente a unidade de disco do seu pendrive (sem número no final) por exemplo:
/dev/sdc => correto
/dev/sdc1 => incorreto
Para descobrir qual é a unidade de seu pendrive, pode utilizar algum utilitário de unidades (de seu ambiente gráfico) ou o comando df, que retornará os sistemas de arquivos, inclusive o pendrive.:
Quando o comando dd estiver rodando, ele ficará em ‘silêncio’ até que termine, ou seja, não exibe nenhuma informação de progresso.