sexta-feira, 12 de junho de 2009

Qual o significado daquele "P.S." no final dos textos? Professor Yuri Muitos o usam, mas poucos - pouquíssimos - sabem seu significado.

Muitos o usam, mas poucos - pouquíssimos - sabem seu significado.

E aí não reside novidade alguma: as pessoas têm, não raro, o péssimo e estranho hábito de defender ou usar aquilo que desconhecem.

"P.S." significa "post-scriptum", que, do Latim, por sua vez, significa "escrito depois", "pós-escrito".

Originalmente, indicava o acréscimo, depois do fecho, assinatura etc., de algo que fora esquecido quando da produção de uma carta. Podia indicar, ainda, a ocorrência de alterações depois de se haver dado a carta por concluída.

Com o tempo, percebemos sua utilização como uma estratégia retórica: percorrido todo o corpo do texto, o leitor se depara com uma ideia posta em destaque, colocada ali com suposta despreocupação: "Ah! Antes que eu me esqueça...". Em verdade, o interesse é anunciar algo relevante, central.

E é justamente esse efeito retórico do post-scriptum que explica seu emprego em cartas e até em mensagens escritas no computador, que, diga-se de passagem, dispõe de recursos hábeis e ágeis para corrigir suposto erro ou acrescentar informação hipoteticamente desimportante, de modo que o "P.S." seria desnecessário.

Por ora é isso. Forte abraço!


Fonte: TUDONAHORA.COM.BR

7 comentários:

  1. Valeuu a explicação, muito boa! Grato

    ResponderExcluir
  2. Adorei a explicação. Grata.

    ResponderExcluir
  3. obrigado meu querido ;ja fazia uns 25 anos que eu queria saber isso ninguem conseguiu esplicar nem mesmo uma professora de portugues ,alias eu sou pessíma em portugues fiquei muito contente com sua esplicação.

    ResponderExcluir